Muitas empresas fracassam no seu trajeto por exclusiva falta de conhecimentos e práticas adequadas de gestão empresarial. Mesmo que se tenha o conhecimento, muitas vezes não se consegue implementar as melhorias, porque tem a dificuldade de estabelecer a melhor maneira do como fazer na prática. A dificuldade de gestão empresarial torna-se ainda mais grave quando observamos os aspectos de gestão financeira.

E não é para menos. Infelizmente, com raras exceções, quase a totalidade das pessoas não teve uma adequada educação, quer seja na família ou na escola, no que diz respeito à gestão financeira. Ela envolve conceitos, é racional e exata. Sem esses conhecimentos é dirigir a empresa na escuridão, portanto sujeitos a acidentes de percurso.

A Consultoria Empresarial vem de encontro com essas necessidades, encurtando o tempo e permitindo saltos de melhorias. Os termos usados para esse trabalho são dos mais diversos: consultoria empresarial, consultoria em gestão empresarial, consultoria em administração de empresas, consultoria em desempenho organizacional e tantos outros, mas o objetivo deve ser um só: ajudar a empresa a melhorar a sua operação e gestão e obter os melhores resultados financeiros, dentro do que a empresa exerce.

A Consultoria em Gestão Empresarial, através de um diagnóstico financeiro e avaliação dos processos operacionais e de gestão, permite identificar os pontos críticos e indicar as ações de melhorias necessárias, com consequências diretas nos resultados financeiros, qualquer que seja o porte e o ramo de atuação da empresa.

Num cenário de grande competitividade, a consultoria empresarial torna-se a solução a curto prazo e de melhor custo benefício. Toda a experiência e o conhecimento do consultor é repassado na empresa, em dose concentrada, de forma objetiva e eficaz, na medida certa, dentro das necessidades e junto aos colaboradores, e proprietários, dando assim o suporte necessário para a conclusão dos trabalhos a serem realizados.

Os serviços prestados compreendem basicamente:

  • Diagnosticar - identificar situação atual; 
  • Melhorar - identificar as ações para ajustes e melhorias; 
  • Planejar - definir ações para colocar em prática o estabelecido; 
  • Fazer- (Por em prática) - validação da revisão e planejamento de ações já praticadas dentro da empresa.